Auditoria Independente

A atividade de auditoria independente reúne uma grande variedade de naturezas e tipos distintos de trabalhos, em função das finalidades a que se propõem. De maneira geral, nossos serviços são desenvolvidos nos ambientes de gestão das entidades, quer sejam de finalidade lucrativas ou não, e têm como objetivo principal a validação, ou afirmação da veracidade, das informações geradas pelos sistemas de controles e expressas em relatórios demonstrativos de performances passadas ou projetadas.

Dentre os diversos tipos de trabalhos possíveis de auditoria independente que podemos realizar, destacamos:

Com o objetivo de emitir opinião ou parecer técnico sobre demonstrações contábeis periódicas, para cumprir exigências da legislação societária, de agentes de fiscalização, investidores, acionistas, financiadores de capitais e insumos e outros “interessados (stackholders)”, este trabalho, normalmente, é complementado com a elaboração de relatórios circunstanciados ou cartas de controle, contendo observações de anomalias e irregularidades constatadas nos exames de auditoria realizados, bem como de possíveis sugestões para saneamento e discussões internas da governança corporativa.

Elaboração de parecer técnico sobre demonstrações contábeis e a situação empresarial para processos de aquisições, fusões, cisões, incorporações ou aumento de capital. Emissão de Laudo de Avaliações.

Aplicação de procedimentos usuais de auditoria, porém com extensão limitada aos objetivos dos serviços requeridos, por imposições circunstanciais ou previamente acordadas com os contratantes. Os produtos deste tipo de serviços são relatórios sintéticos ou analíticos (“long-form”).

Consiste na verificação da gestão dos tributos e encargos trabalhistas e previdenciários, como do cumprimento da legislação pertinente à matéria, aplicado com finalidade específica ou como apoio especializado aos serviços de auditoria de demonstrações contábeis.

Tem a finalidade principal de verificar a adequação dos processos de controles das operações da entidade, quanto ao gerenciamento dos riscos inerentes a atividade, bem como da identificação de oportunidades de ganhos e economias.

Tem como objetivo constatar a aderência às normas e procedimentos estabelecidos bem como prover equalização de informações e assegurar a lisura e transparência dos processos. Aplica-se, geralmente, a processos de privatizações de empreendimentos e concessões, concorrências públicas e privadas para contratações de fornecimentos de bens e serviços.

Terceirização parcial ou total das atividades de auditoria interna, com a adoção de planejamento dos trabalhos em consonância com as diretrizes da Alta Administração, acompanhamento eficaz da execução, com programa de capacitação profissional e transferência de tecnologia, com a assunção integral da responsabilidade técnica dos serviços.

Revisão da adequação dos contratos as normas legais civis, regulatórias, trabalhistas e outras, e adequações a riscos como por exemplo a implementação de processos voltados a Lei Geral de Processamento de Dados.